Na pandemia, uso de drogas aumenta os riscos às famílias

“Há um aumento bem significativo do uso de drogas nesta época de pandemia causada pela COVID-19”, alerta o Terapeuta Fábio Antunes,Voluntário do Amor Exigente há mais de 20 anos coordenando Grupos de Sobriedade e de Família no Jardim França pela Regional Norte Paulistana da Federação de Amor-Exigente.


O aumento no uso de drogas na pandemia representa risco duplo para as famílias.

Primeiro: o uso de droga põe em risco cérebro, pulmões, coração, pâncreas, fígado e rins, além de poder causar violência contra a família.

Segundo: o risco de ser contaminado pelo novo coronavírus ao sair para comprar a droga ou até mesmo ao receber por entregador do tráfico, podendo portanto, transmitir o vírus da COVID para pai, mãe, avó ou irmãos. Na página do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a advertência: “Pode haver a transmissão do coronavírus através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem chegar até a boca ou ao nariz de pessoas que estejam próximas ou podem ser, possivelmente, inaladas por alguém saudável.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *